Na última sexta-feira, dia 15 de setembro, o governador Marconi Perillo recebeu o presidente da Associação Comercial e Industrial de Anápolis, Anastacios Apostolos Dagios, o prefeito de Anápolis, Roberto Naves e também as principais lideranças políticas e empresariais de Anápolis para falar do POLO DE DEFESA DE ANÁPOLIS. A audiência foi uma solicitação do deputado estadual Carlos Antônio a pedido do presidente da ACIA, Entidade protagonista do projeto.
O governador Marconi Perillo abriu a audiência falando da importância da classe produtiva anapolina e deu as boas-vindas aos empresários e políticos. O deputado Carlos Antônio cumprimentou a todos enfatizando a união de Anápolis em prol do Projeto: além do presidente da ACIA e do prefeito Roberto Naves, participaram da reunião o senador Wilder Morais, os deputados federais, Alexandre Baldy e Jovair Arantes; o secretário extraordinário para assuntos habitacionais, João Gomes; o presidente da Agência Goiana de Regulação (AGR), Ridoval Chiareloto; o secretário municipal de desenvolvimento econômico, Vander Lúcio Barbosa; o presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), Wilson de Oliveira; o presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado de Goiás (FACIEG), Ubiratan Lopes; o coronel do exército Henoc Pereira Júnior; o vereador Leandro Ribeiro; os vice-presidentes da ACIA, Álvaro Otávio Dantas Maia, Rodrigo Miguel de Melo e Cleide Gomes Marques.
O presidente Anastacios Dagios relembrou o Pacto por Anápolis, documento com as demandas de Anápolis entregue em 2015 e agradeceu o empenho do governo do estado, pois metade da questões foram atendidas ou estão em andamento. Em seguida, fez o histórico do Projeto de implantação do Polo da Base Industrial de Defesa em Anápolis, explicando que a ideia surgiu a partir de um estudo da Escola Superior de Guerra, que concluiu que Anápolis reúne as condições mais favoráveis para sediar esse Polo e que a partir daí a ACIA começou a mobilização: esteve presente em duas edições do Fórum da Indústria de Defesa (FID) em Brasília – DF, promovido pela Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD) e do Ministério da Defesa (MD), e de reuniões técnicas com a Diretoria Executiva da ABIMDE – Associação Brasileira da Indústria de Defesa, em São Paulo, a última foi no dia 05 de setembro, com a participação do presidente Anastacios Dagios e do secretário de desenvolvimento econômico, Vander Lúcio Barbosa, o que atraiu a atenção de empresas nacionais e internacionais e motivou o convite para apresentação do projeto à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).
O presidente Anastacios convidou Marconi Perillo para ir a São Paulo com a ACIA e prefeitura de Anápolis apresentar o projeto na FIESP, explicou que o projeto chegou a um patamar que é imprescindível a presença do governador. Também falou que é preciso o apoio político, institucional e financeiro para um importante evento que vai atrair para Anápolis as empresas especializadas da área, nacionais e internacionais para o “Seminário Técnico de Defesa”, a fim de conhecerem de perto as potencialidades da cidade e de Goiás, bem como as ações e negociações necessárias à implantação do mesmo.
O presidente da ACIA também alertou sobre a concorrência com o estado de Pernambuco que visa atrair empresas do ramo bélico para o estado e pediu forte empenho no Senado e Câmara Federal na defesa do Polo de Anápolis. O senador Wilder Morais e os deputados federais, Alexandre Baldy e Jovair Arantes garantiram que vão acompanhar de perto estas questões a fim de defender os interesses de Anápolis.
O prefeito da cidade, Roberto Naves, falou da importância da união em prol do projeto e cumprimentou Marconi Perillo agradecendo pelos avanços feitos esse ano, citou os investimentos da SANEAGO e os R$ 5 milhões anunciados para o DAIA 2 e que as negociações para a construção do DAIA 3 também começam a avançar, também aproveitou a oportunidade para fazer algumas colocações políticas.
O governador Marconi, após ouvir as lideranças políticas respondeu ao presidente Anastacios que a ACIA pode contar com seu total apoio e com sua presença na FIESP, “é só agendar”, pontuou, também elogiou a união empresarial com a prefeitura de Anápolis, legislativo federal e municipal em torno de um assunto tão importante para a cidade e estado. E para apoiar de maneira concreta o projeto, na reunião com mais de 30 pessoas entre empresários e políticos, o governador Marconi Perillo anunciou o investimento de R$ 600 mil reais para implantação do Polo de Defesa de Anápolis.