Câmara Municipal Garante Apoio ao Polo de Defesa de Anápolis

COMDEFESA-GOIÁS é apresentado ao legislativo municipal durante 41ª Reunião Ordinária da ACIA.

O Comitê da Indústria de Defesa e Segurança de Goiás – COMDEFESA-GO foi criado em janeiro desse ano com o objetivo de incentivar a instalação de indústrias fornecedoras de materiais para as Forças Armadas e Polícias Federal, Militar e Civil bem como identificar oportunidades de negócios para as empresas goianas atenderem a demandas de suprimento de diversos tipos de produtos e serviços às Forças Armadas e forças de segurança nacional.

Segundo o Ministério da Defesa, o Comitê de Goiás é o sexto criado no país e foi formado de maneira muito rápida. O presidente da ACIA, Anastacios Apostolos Dagios, explicou que a agilidade do processo se deu graças à união de forças da diretoria da ACIA, da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, do governo do Estado e prefeitura de Anápolis. Ele pontuou que em todas as visitas os diretores da Entidade corresponderam ao seu convite, mostrando aos governos estadual e federal a força da união dos empresários de Anápolis, o apoio do secretário municipal de desenvolvimento econômico, Adriano Baldy, presente na reunião, e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico também foram decisivos, “nossa força é a nossa união”, afirmou.

Segundo ele, o próximo passo é garantir o apoio de todo legislativo anapolino, uma vez que o Polo de Defesa de Anápolis representará a realização de um novo ciclo de desenvolvimento para a cidade e para isso será necessário elaboração e aprovação de leis que garantam o Projeto.  Por isso a 41ª Reunião Ordinária da Associação Comercial e Industrial de Anápolis desta quarta-feira (06) teve como objetivo principal apresentar as ações ao presidente da Câmara, Amilton Batista Filho, e aos demais 22 vereadores convidados. Além do presidente da Câmara, estiveram presentes os vereadores Lélio Alvarenga, Américo Ferreira, Jakson Charles, Wilmar Silvestre, Deusmar Japão e João da Luz, o vereador Jean Carlos enviou Ila Karine para representá-lo. O vice-prefeito de Anápolis, Márcio Cândido, falou pelo executivo municipal e o secretário de desenvolvimento econômico, Leandro Ribeiro, falou em nome do governo do Estado. O ex-presidente da ACIA e Superintendente Executivo de Indústria, Comércio e Serviços, Luiz Medeiros também participou da reunião e o tenente coronel Paulo César Fischer, chefe do Estado Maior da Aeronáutica da ALA 2.

O presidente Anastacios contou todo o processo de reuniões e ações que culminaram com a formação do COMDEFESA-GO, resultado da união de esforços das Forças Armadas, Indústrias e Universidade. Por parte das indústrias é composto pelos presidentes dos Sindicatos que fazem parte da FIEG mais os membros executivos:  Cícero Ceccatto, Coronel Aviador da reserva da Força Aérea Brasileira; Jorge Alberto Durgante Colpo, Coronel da reserva do Exército Brasileiro; Sóstenes Antônio De Arruda, Consultor Jurídico e Estratégico, Membro da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra; Baltazar José Dos Santos, Diretor de Ambiente da Associação Comercial e Industrial de Anápolis, Membro da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra e Cláudio Roberto Stacheira, Professor e Pesquisador, representante da Universidade Estadual de Goiás (UEG). O presidente pontuou que o sucesso no relacionamento com as Forças Armadas é devido, sobretudo, graças a dedicação dos Coronéis Colpo e Cecatto e os avanços nos projetos na área de inovação e pesquisa ao trabalho do professor Cláudio, “poucos comitês do Brasil têm a qualidade de um grupo executivo como o nosso”, elogiou contando que os avanços em Goiás são tão significativos que o COMDEFESA-GO já virou motivo de palestra do Ministério da Defesa.

O diretor Baltazar dos Santos falou sobre a Lei dos 4% – Convênio 95/12, do Governo do Estado com o Confaz que reduziu o ICMS de 18% para 4% de produtos vendidos para o Ministério da Defesa. O convênio foi regulamentado pelo Decreto Nº 9.197, de 26 De Março De 2018, graças à intervenção do COMDEFESA-GO. O diretor explicou que o grupo teve conhecimento desse convênio que precisava apenas ser regulamentado por meio do então Ministro da Defesa, Raul Jungmann, em uma das visitas ao Ministério da Defesa, o passo seguinte foi procurar o governador para ratificação do mesmo, como resultado, compras por Goiás já começaram a ser realizadas, mas o objetivo de instalar em Anápolis um Centro de Aquisição ainda não foi alcançado e por isso é necessário continuar com as ações que incluem a capacitação das empresas anapolinas para que estejam aptas a vender para o Ministério da Defesa.

Sobre o assunto, o coronel Colpo anunciou em primeira mão que já tem agenda com o Ministro da Defesa, o general do Exército, Silva e Luna, para tratar especificamente da venda de colchões de uma empresa anapolina para o Ministério da Defesa. Ele também aproveitou a oportunidade para falar da importância dos exercícios de lançamento de foguetes e mísseis realizadas no Forte Santa Bárbara que fica em Formosa de Goiás.

O Professor Cláudio Stacheira explicou que não há como investir em inovação sem a parceria com as universidades e que a tecnologia militar vai além do atendimento às tropas, pois os avanços significam desenvolvimento humano, citou como exemplo, o recente investimento em roupas que protegem dos raios ultravioletas e que estão sendo produzidas em Goiás para consumo geral. Anunciou que a Universidade Estadual de Goiás está trabalhando para a realização de dois importantes convênios, um com o Centro Internacional de Pesquisa Sueco e outro com o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) que visam atuar em três áreas principais; desenvolvimento de softwares, gestão de projetos e logística. No campo da profissionalização explicou que inicialmente as principais necessidades são formar mão de obra qualificada e ao mesmo tempo investir em inovação com cursos de mestrado e doutorado. Sobre os investimentos da Universidade nesta última área, o Pró-reitor de Pesquisa e Graduação, Ivano Alessandro de Villa, afirmou que a UEG já oferece esses cursos e conta com pessoas capacitadas que atuam em dois laboratórios e têm à disposição equipamentos de última geração.

Astronauta Marcos Pontes fará palestra em Anápolis

O presidente Anastacios anunciou a realização de dois importantes eventos pela ACIA: a Expo Anápolis, que deverá acontecer em novembro deste ano e também o 1º Seminário de Goiás das Indústrias de Defesa e Segurança, agendada para a segunda quinzena de agosto, os preparativos dependem apenas da liberação de verba da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, recursos já garantidos pelo governo do Estado de Goiás.

Para o evento de agosto, o Coronel Cecatto anunciou em primeira mão a presença do astronauta Marcos Pontes, que irá ministrar palestra durante o Seminário. Marcos Cesar Pontes é um tenente-coronel da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB). Foi o primeiro astronauta brasileiro, sul-americano e lusófono a ir ao espaço, na missão batizada “Missão Centenário”, em referência à comemoração dos cem anos do vôo de Santos Dumont no avião 14 Bis, realizado em 1906. Em 30 de março de 2006 partiu para a Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, com oito experimentos científicos brasileiros para execução em ambiente de microgravidade. Retornou no dia 8 de abril, a bordo da nave Soyuz.

O coronel também anunciou a confirmação de presença de várias embaixadas no Seminário, pontuando que a visita do embaixador da Itália, Antônio Bernardini, a Anápolis já está produzindo muitos efeitos produtivos, pois o embaixador e sua equipe ficaram impressionados com a infraestrutura de Anápolis e já começaram a contatar empresas para falar do que viram aqui.

O presidente da Câmara Municipal, Amilton Filho, contou que inicialmente via o Polo de Defesa de Anápolis como uma miragem, mas que mudou de posicionamento ao participar da visita que o COMDEFESA-GO organizou à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e que ele teve a oportunidade de participar. O líder do legislativo municipal afirmou que a Câmara será um braço do Comitê que tem desenvolvido um excelente trabalho e o vereador Jakson Charles reiterou o apoio de Amilton Filho afirmando que a Câmara trabalha em prol do desenvolvimento de Anápolis.

O vice prefeito Márcio Cândido garantiu o apoio da prefeitura às ações encabeçadas pelas ACIA e o secretário Leandro Ribeiro abordou a importância de Anápolis dentro do planejamento do Governo do Estado de Goiás, que teve a preocupação de manter a pasta ocupada por um anapolino, além de destacar o trabalho desenvolvimento pelo ex-presidente da ACIA, Luiz Medeiros, frente à Superintendência de Indústria, Comércio e Serviços e de William O´Dwyer, na Superintendência Executiva de Comércio Exterior. Abordou a grandiosidade da pasta e garantiu apoio ao Polo de Defesa de Anápolis, principalmente ao Seminário que será realizado em agosto.

GOIÁS NA ESTRATÉGIA DE DEFESA NACIONAL  

O major da reserva do Exército Brasileiro Vitor Hugo será o palestrante da próxima reunião ordinária da ACIA. Durante a 41ª RO, o presidente Anastacios Apostolos Dagios fez o anuncio e convidou todos a participar. O major esteve presente e explicou que vai abordar a importância do Estado de Goiás dentro do planejamento estratégico do Ministério da Defesa.

O major que atualmente trabalha como Consultor Legislativo (servidor concursado) da Câmara dos Deputados, na área de Defesa Nacional e Segurança Pública, informou que vai falar dos três principais investimentos no Estado: a ALA 2, instalada em Anápolis; o 1º Batalhão de Ações de Comandos do Exército Brasileiro, localizado em Goiânia e o Forte Santa Bárbara, que fica em Formosa de Goiás. Ele irá explicar os motivos e estratégias do Ministério ao investir em Goiás.

Curriculum

Major do Exército, Forças Especiais, Paraquedista e Estado-Maior, na reserva (não remunerada); formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; e em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras; Mestre em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército Brasileiro; Especialista em Guerra Irregular (Curso de Forças Especiais) e em Ações de Comandos pelo Centro de Instrução de Operações Especiais do Exército Brasileiro; atuou como Observador Militar da Operação das Nações Unidas na Costa do Marfim (ONUCI) entre os anos de 2008 e 2009; Especialista em Direito Militar, pela Universidade Castelo Branco e em História Militar, pela Universidade do Sul de Santa Catarina; concluiu o Maneuver Captains Career Course, no Maneuver Center of Excellence, Exército dos Estados Unidos da América (Fort Benning, Geórgia, EUA); é Consultor Legislativo (servidor concursado) da Câmara dos Deputados na área de Defesa Nacional e Segurança Pública, além de advogado.